sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"Refletindo Sobre Projetos na Escola"


Fazem sete anos que leciono, três anos no Mato Grosso do Sul, três anos no estado de São Paulo e esse ano de volta ao Mato Grosso do Sul. Não tenho muita experiência em projetos, trabalhei em São Paulo em escola de tempo integral e lecionei em oficinas de artes no período vespertino, quase um projeto. 
Percebo que o projeto na escola mobiliza toda a escola, desde o primeiro aninho até as séries finais, sempre com um interesse em comum. O projeto com certeza é um meio de comunicação interdisciplinar, temos como auxílio a tecnologia que faz com que enriqueça as pesquisas e o resultado do projeto seja mais criativo e interessante. A função de um projeto é levantar questões, informações, colocar em ação toda a escola. O professor precisa ter abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática e as estratégias pedagógicas para que o aluno possa (re)construir o conhecimento. Isto implica criar situações mais localizadas, que permite ao aluno entender as particularidades dos conceitos do projeto.
Os professores precisam estar atentos e motivar sempre as pesquisas e as atividades, acompanhando o processo de aprendizagem dos alunos e tendo clareza de suas intencionalidades pedagógicas. Então concluo que no geral o projeto na escola é um ótimo meio de ensino aprendizagem.




Um comentário:

  1. estudei o primeiro ano no grupo escolar Padre Anchieta,era de madeira
    minha primeira professora chamava Denise1ºano 2º Edson zanata,3º Edna 4º Dulce

    ResponderExcluir